Publicações
Galeria | Destaques
SIM | 2025-2026
Os Desafios Contemporâneos da Democracia

Apresentação
O SIM | 2025-2026, sob o tema “Os Desafios Contemporâneos da Democracia”, inaugura um ciclo anual de conferências dedicadas à reflexão crítica sobre as transformações políticas, sociais e institucionais que moldam o exercício democrático no mundo contemporâneo, principalmente na perspectiva do Direito.
Distribuído ao longo do ano letivo, o ciclo adota um modelo rotativo de funções — moderador, conferencista e comentador — promovendo um ambiente colaborativo e dinâmico de aprendizagem. Essa técnica, inspirada pelos valores da “metodologia ativa”, visa não apenas aprofundar o conhecimento teórico e prático do investigador sobre temas centrais da democracia, mas também estimular o desenvolvimento de competências essenciais à vida académica e científica, no amplo ambiente do discurso, como oratória, argumentação e escrita.
Ao privilegiar o ensino pela investigação, da teoria à prática, o SIM | 2025-2026 constitui um espaço de formação e partilha interdisciplinar, com estímulo a moderação entre a teoria e a prática no âmbito do discurso, do oral ao escrito. Assim, o ciclo consolida-se como um laboratório de ideias e práticas, contribuindo para a construção de uma cultura académica orientada pela reflexão crítica, pelo rigor científico e pelo compromisso com os valores democráticos.
Organização

Organizador | Coordenador
Alex Sander Pires
Email | ORCID | Ciência Vitae | LinkedIn
Pós-doutorado em Justiça Constitucional, Pós-doutorado em Direitos Humanos na perspectiva da Cultura de Paz, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Doutor em Ciência Política, professor associado titular da cadeira de Metodologia da Investigação Científica na Universidade Autônoma de Lisboa, coordenador e investigador doutorado do Grupo de Pesquisa sobre Cultura da Paz e Democracia no Ratio Legis/UAL —Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Ciências Jurídicas, investigador doutorado no JUSGOV/UMinho — Centro de Investigação em Justiça e Governação, e Investigador Colaborador no CEDIS/UNL — Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade.

Secretário | Coordenador
Carlos Imbrosio Filho
Email | ORCID | Ciência Vitae | LinkedIn
Jurista e doutor em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa. Atua como consultor jurídico e investigador nas áreas de segurança pública, anticorrupção e governança. Fundador da Charles The Son e do EBS Inclusion and Diversity Centre, é também membro da EuroDefense Portugal, ACJS e Latina/o/x Criminology.

Investigador
João Miguel Condeço Ramos
Email | ORCID | Ciencia Vitae | LinkedIn
Jurista português e Investigador Associado do NOVA Centre for the Study of Gender, Family, and the Law (NOVA School of Law), com especial enfoque em Direito Internacional Público, Direito da União Europeia e Direito Constitucional. Mestrando em Direito, na especialização das Ciências Jurídico-Políticas e Licenciado em Direito (UAL), com estudos avançados em Direito Constitucional.
_edited.jpg)
Investigador
Clivert Filipe Faria
Jurista e mestrando em Ciências Jurídico-Políticas na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Atualmente, exerce funções como assistente no Centro de Transferência de Conhecimento da UAL e como técnico de cibersegurança no Centro de Competências em Cibersegurança de Lisboa e Vale do Tejo (CCC-LVT). A sua investigação incide sobre temas relacionados com o Direito Administrativo, a Economia Social e a Cibersegurança.

Investigador
Johnatan Silva Nascimento
Advogado. Licenciado em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa (2022). Mestre em Direito e Ciência Jurídica na especialidade de Direito Penal e Ciências Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2025).

Investigador
Jorge Filipe Lopes de Carvalho
Mestrando em Ciências Jurídico-Políticas pela Universidade Autónoma de Lisboa, onde também se licenciou em Direito. Trabalhou na Arménio Marques dos Santos & Associados e exerce atualmente funções como Jurista na PJM Advogados. É candidato à Assembleia de Freguesia de Carcavelos e Parede. Investiga nas áreas do Direito Público e Filosofia do Direito

Investigador
Miguel de Oliveira Martins
Mestrando em Direito (Ciências Jurídico-Políticas) na Universidade Autónoma de Lisboa, onde investiga a relação entre cidades inteligentes e direitos fundamentais. Licenciado pela mesma instituição, tem trabalhado sobre administração eletrónica, soberania, integração europeia e história do Direito. É membro do Centro de Investigação Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, sediado em Santarém, e autor de crónicas e ensaios de reflexão política e cultural.

Investigador
Nuno Martins Costa
Licenciado em Solicitadoria pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração, licenciado em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa - Luís de Camões. Mestrando em Ciências Jurídico Políticas na Universidade Autónoma de Lisboa - Luís de Camões. Advogado Estagiário. A minha investigação procura centrar-se na Constitucionalidade do financiamento das Entidades Reguladoras. Tendo em conta as três fontes principais de financiamento, dotações orçamentais, o produto das contraordenações e a fiscalidade.

Investigadora
Lorena de Almeida Nunes
Email | ORCID | Lattes | LinkedIn | LinkTree
Advogada; Mestranda em Direito Pós-Moderno na Universidade Federal da Bahia (UFBA); Especialista em Processo Civil; Bacharel em Direito pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Pesquisadora na LAEFI (UNEB) e NIPEDA (PPGD-UFBA), bem como integrante do Grupo de Pesquisa em Cidadania (PPGD-UFBA).

Investigadora
Rebecca Guerra
Email | ORCID | Lattes | LinkedIn
Advogada. Bacharela em Direito pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Direito Civil e Processual Civil. Mestranda em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com pesquisas voltadas à responsabilidade civil, biodireito e direitos da personalidade. Integrante do Grupo de Pesquisa Conversas Civilísticas (UFBA) e do Grupo de Pesquisa da Universidade Autónoma de Lisboa.

Investigadora
Fernanda Victória de Meneses

Investigadora
Lila Maria Spadoni
Doutora em psicologia pela Université Paris Descartes, Sorbonne, França, revalidado pela UNB. Graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1995) e mestrado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2005). Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade de Ribeirão Preto. Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PSSP) e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Foi aluna de Michel-Louis Rouquette, pesquisador francês que contribuiu para o desenvolvimento e expansão da teoria das representações sociais. Pesquisadora na área de representações sociais com ênfase no nível ideológico, normas e valores aplicados à psicologia jurídica, política e educação.

Investigadora
Lucilia de Lima
Email | ORCID | Lattes | Ciência Vitae | Linkedin | Instagram
Psicóloga e Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Brasil) na coordenação de avaliação e monitoramento dos programas de Justiça Restaurativa de Goiás. Mestre e doutoranda em Direito e Políticas Públicas pela Universidade Federal de Goiás - UFG. Docente convidada Psicologia Jurídica PUCGO. Facilitadora e Formadora em Círculos de Construção de Paz, Justiça Restaurativa e Comunicação Não Violenta, Instrutora e Mediadora Judicial, Tutora e conteudista da Escola Judicial do TJGO. Especialista em Docência do Ensino Superior e em Adolescência e Juventude no Mundo Contemporâneo.

Investigadora
Débora de Abreu M. dos Santos Martins
Email | ORCID | Lattes | LinkedIn
Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atualmente Coordenadora do curso de pós-graduação em Psicologia Jurídica da PUCGO, Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa sobre Cultura da Paz e Democracia no RatioLegis/UAL. Autora e organizadora de livros com a temática em políticas públicas. Advogada atuante nas áreas civil e trabalhista.Mediadora e conciliadora atuante no TJGO (1º e 2º grau) e no TJSP.

Investigadora
Prisciane Fernanda Salvador
Psicóloga com formação pela UNIP (2007), ênfase em Relações Humanas. Possui Especialização em Psicologia Jurídica e Forense (PUC-GO, 2021-2023) e está cursando Saúde 4.0: Gestão, Tecnologia e Inovação (PUCPR, 2025-2027).
Desde 2009, atua na clínica como Psicóloga, Supervisora e Responsável Técnica do Núcleo de Desenvolvimento Humano Equilibrium. Sua experiência institucional inclui o cargo de Analista Psicóloga na Fundação CASA de Semiliberdade (2009-2012) e Casa do Menor de Sorocaba (2016-2017), retornando a Instituições de Acolhimento como Supervisora/Consultora em 2019.
Em 2024, expandiu sua atuação para a docência como Professora de Pós-Graduação em Psicologia Jurídica (PUC-GO) e Supervisora de Estágios (Faculdade Anhanguera de Sorocaba). Demonstra engajamento social como Co-Founder da AMIS - Associação Mulheres que Inspiram (2025).
Seu portfólio de Formações Complementares é extenso, evidenciando profundo conhecimento em áreas sensíveis: Escuta Especializada (Lei Henry Borel - 14.344/2022), enfrentamento da violência de gênero e feminicídio, Psicologia do Testemunho, Perícia FORENSE - Perfilamento Criminal e Investigação Psicológica, além de diversas especializações em Psicologia Criminal e temas de saúde mental (Amor Patológico e Transtorno Bipolar).
Sua trajetória combina experiência clínica, forense e acadêmica, destacando-se por habilidades de Liderança, Gestão, Oratória e Resolutividade.

Investigadora
Fernanda Duarte
Email | ORCID | Lattes | LinkedIn
Mestre em Cultura Jurídica pela Universidade de Gerona, Espanha, possui especializações em Direito Público, Direito e Processo do Trabalho e Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos. Advogada, Mediadora e Instrutora em Mediação Judicial, com experiência consolidada na área de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos e Serviços Extrajudiciais (atuação nos Cartórios Extrajudiciais).
Sua trajetória profissional é marcada por habilidade de comunicação, evidenciada pela sua atuação como Advogada, Instrutora de Conciliação e Mediação no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) desde 2014 e como professora de graduação e pós-graduação em diversas instituições (FTC, UNIFACS, Uni-Anhanguera). Adicionalmente, é professora convidada de pós-graduação do curso de Psicologia Jurídica da PUC/Goiás.
Demonstra, ainda, grande facilidade em trabalhar em equipe, comprovada pela coordenação técnica da Primeira Câmara de Conciliação, Mediação e Empresarial de Goiás (2016-2017), Tabeliã de Notas Substituta e Interina em Cartórios no Estado da Bahia, Assessora Jurídica de Serventias Extrajudiciais do estado da Bahia, sua atuação como Conciliadora e Instrutora no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ/GO) e TJBA, e sua participação como mediadora do quadro de mediadores do ICML. Exerce advocacia e mediação em escritório próprio em Feira de Santana/BA e com parceria em Goiânia/GO.

Investigadora
Larissa Oliveira Silva Maia
Email | ORCID | Lattes | LinkedIn
Graduada em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, Pós Graduada em Direito Civil e Processo Civil - UNICAM , MBA em Negociação, Conciliação, Mediação e Arbitragem - IPOG, Instrutora em Mediação pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás credenciada pelo Conselho Nacional de Justiça, atuou como Conciliadora, Mediadora nos CEJUSCS de 1 e 2 Grau. Servidora Pública comissionada atuou como assistente administrativo de Juiz de Direito 2019/2021, atualmente Assessora Administrativa IV do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Conflitos - NUPEMEC, Mestranda em Direito com ênfase Internacional - Must University
Programação
GT 1 - A União Europeia entre Burocracia Tecnocrática e Encenação Política: Reflexões Sobre o Estreitamento da Democracia no Contexto Contemporâneo.
23 de outubro de 2025
Painel 1 - A Fraca Participação dos Cidadãos
-
Chair: Johnatan Silva
-
Conferencista: Miguel Oliveira Martins
-
Comentador: Clivert Faria
Painel 2 - A União Europeia e o seu Papel no Conflito Israelo-Palestiniano: Legitimidade, Coerência e Poder
-
Chair: Miguel Oliveira Martins
-
Conferencista: Clivert Faria
-
Comentador: Johnatan Silva
Painel 3 - Externalização do Asilo: Solidariedade ou Transferência de Responsabilidades?
-
Chair: Clivert Faria
-
Conferencista: Johnatan Silva
-
Crítico: Miguel Oliveira Martins
GT 2 – Instituições em Declínio: A Crise Democrática da UE, o Financiamento das Entidades Independentes e a Ameaça do Tecnopólio Administrativo
20 de novembro de 2025
Painel 1
-
Chair: Jorge de Carvalho
-
Conferencista: João Ramos
-
Comentador: Nuno Costa
Painel 2
-
Chair: João Ramos
-
Conferencista: Nuno Costa
-
Comentador: Jorge de Carvalho
Painel 3
-
Chair: Nuno Costa
-
Conferencista: Jorge de Carvalho
-
Comentador: João Ramos
Painel na Íntegra
23 de Outubro de 2025
A União Europeia entre Burocracia Tecnocrática e Encenação Política: Reflexões Sobre o Estreitamento da Democracia no Contexto Contemporâneo.
Participantes
Clivert Faria

Investigador
Jurista e mestrando em Ciências Jurídico-Políticas na UAL. Técnico de Cibersegurança no CCC-LVT e assistente no Centro de Transferência de Conhecimento da UAL.
Johnatan Silva

Investigador
Advogado. Mestre em Direito Penal e Ciências Criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL).
Miguel Oliveira Martins

Investigador
Mestrando em Ciências Jurídico-Políticas na Universidade Autónoma de Lisboa (UAL) e secretário político na Câmara Municipal de Santarém.
Documentos


5. Síntese dos Comentários


6. Relatório do GT
Painel na Íntegra

20 de Novembro de 2025
Instituições em Declínio: A Crise Democrática da UE, o Financiamento das Entidades Independentes e a Ameaça do Tecnopólio Administrativo
Participantes
João Ramos

Investigador
Jurista e Investigador do NOVA Centre for the Study of Gender, Family, and the Law.
Jorge de Carvalho

Investigador
urista e Mestrando em Ciências Jurídico-Políticas na Universidade Autónoma de Lisboa.
Documentos


5. Síntese dos Comentários


6. Relatório do GT
Painel na Íntegra
Data da publicação
Nome do evento/ título de painel

Participantes
Documentos


1. Planilha organizacional do painel


2. Resumo com justificação do título do painel


3. Ordem dos trabalhos


4. Síntese de apresentação


5. Síntese dos comentários






